Folha de Londrina Digital

‘Humanização no uso de recursos digitais escolares foi destaque’

O mediador Lucas Vieira de Araujo ressalta que o debate em torno da humanização no uso das tecnologias escolares e as formas de incentivar professores, alunos e pais de alunos a aderirem às novas ferramentas educacionais sem perder o foco na aprendizagem foi muito interessante.

“Os exemplos trazidos pelo secretário Rossieli [Soares da Silva] foram muito relevantes sobre envolver crianças desde a mais tenra idade em processos inovativos. Esse tema, inclusive, faz parte das minhas pesquisas sobre os ecossistemas de inovação, notadamente em universidades e centros de pesquisa.”

Araujo acrescenta que a inovação pode ser feita com máquinas, mas sempre parte do ser humano. “É o ser humano que vai desenvolver a inovação, que vai utilizála, saber a maneira adequada de aplicar determinada ferramenta tecnológica no dia a dia para que nós tenhamos de fato um ensino eficaz e inovador.”

Ele destaca a importância de as pessoas terem acesso à tecnologia e condições de utilizá-la adequadamente, de modo que as ferramentas

sejam bem empregadas. “No universo da educação isso é ainda mais relevante. Quando a pessoa utiliza certa tecnologia, precisa saber lidar com ela, utilizar as funcionalidades da melhor maneira possível. O letramento digital precisa preparar as pessoas para um mundo muito competitivo que vai exigir uma gama de conhecimentos que, muitas vezes, extrapolam o que está no currículo escolar.”

O mediador acrescenta que

hoje fala-se muito em softwares que permitem a comunicação a distância. Mas a educação é muito mais do que uma comunicação oral, envolve uma série de fatores.

“Desde questões avaliativas (provas, trabalhos), como também refere-se a mecanismos pelos quais você pode fazer uma determinada tarefa para uma certa disciplina que exija um conhecimento mais prático do dia a dia”, destacou.(l.c.)

Especial

pt-br

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281578063852460

Folha de Londrina