Folha de Londrina Digital

Tecnologia foi ‘descoberta’ para facilitar ‘olhar individualizado’

(L.C.)

Maria Fernanda Suss, coordenadora de inovação pedagógica do Grupo Positivo, destaca que a tecnologia foi fundamental para levar a escola para dentro da casa dos alunos. “Mas ao mesmo tempo a equipe estar apoiando emocionalmente e mantendo as relações com os nossos estudantes.”

Equipe pedagógica e professores se uniram em um esforço para que, em duas semanas, o ensino remoto pudesse ser implantado. “Aulas foram preparadas, gravadas, processos avaliativos estabelecidos dentro da plataforma educacional. Para nós ficou muito evidente que o papel do professor é fundamental, insubstituível. A tecnologia vem compor o cenário educacional, facilitar o processo, nos ajudar num cenário mais criativo, mais empreendedor. Mas ter o professor como fomentador e mediador desse processo é o que faz a diferença na aprendizagem.”

Ao atender um cenário muito diverso, crianças de 2 anos a adolescentes de 17 anos, a escola buscou que cada um tivesse um olhar individualizado. “E fazer isso por meio da tecnologia foi uma grande descoberta.”

Processos avaliativos com acompanhamento em tempo real do desempenho individual, trabalhos em equipe feitos remotamente, utilização de podcasts, vídeos de apoio às famílias. Esses foram alguns dos exemplos de ferramentas utilizadas.

“Hoje temos um perfil no Instagram com quase 1 mil professores (papo_de_jaleco). Eles trocam constantemente experiências de sala de aula pela rede social. São oportunidades de desenvolvimento para todos os personagens da escola”, pontuou.

A prática da formação docente remota, que já havia sido idealizada anteriormente pela escola, se concretizou na pandemia. “Já tínhamos dado o nosso primeiro passo, era nossa proposta para 2020. Temos professores da instituição que são mediadores dos seus colegas, uma grande rede de aprendizagem possibilitada pelas ferramentas tecnológicas. São várias possibilidades que, somadas, vêm transformar o ambiente escolar depois dessa vivência quase que estratosférica da pandemia.”

Por fim, Maria Fernanda destaca que a pandemia veio mostrar o quanto a tecnologia realmente soma com a educação, que sempre caminhou a passos muitos lentos em relação ao desenvolvimento tecnológico. “A tecnologia atrelada a um bom planejamento é realmente um diferencial no processo de ensino-aprendizagem”, conclui.

Especial

pt-br

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281582358819756

Folha de Londrina