Folha de Londrina Digital

Todas as tecnologias são potenciais instrumentos pedagógicos, afirma gestor

Lúcio Flávio Moura

Como avaliar o nível de leitura de uma criança de 7 anos? Antes do colapso escolar da pandemia, pouca gente poderia imaginar a existência de um aplicativo capaz de simplificar um teste tão importante. Mas em dois anos, tudo mudou. Já neste ano, milhares de pequenos paulistas vão usar a ferramenta em todo o estado. “Este novo formato foi importante, inclusive, porque o alcance dos testes ganhou amplitude e vai alcançar todas as unidades”, afirmou o titular da secretaria, o ex-ministro Rossieli Soares da Silva.

A avaliação é voltada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental e começa na próxima semana. De acordo com o descritivo no site da secretaria, o objetivo é analisar o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia. Na prática, o exercício proposto poderá verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar.

O gestor lembrou que a tecnologia no ensino tem várias frentes e todas elas vão avançar mais aceleradamente após a normalização sanitária. “Além das ferramentas de avaliação, é preciso que a tecnologia ajude num grande desafio, que é tornar a aula mais atrativa para crianças e jovens que estão super conectados. A inovação dentro deste contexto, faz a aprendizagem fazer mais sentido para eles”, lembrou.

O uso de tecnologia também pode melhorar as ferramentas administrativas, a aplicação de carga extra de conteúdo e, principalmente, a formação dos professores, que poderão ter atividades semanais de qualificação simultaneamente em cada uma das escolas.

“Porém, há de se ter cuidado. O uso exagerado e incorreto da tecnologia pode ter o efeito inverso, e fazer o desempenho piorar, como aconteceu, por exemplo, em Portugal. A modernização da escola deve ser direciona

TECNOLOGIA 5G

Outro tema de engajamento da deputada é o impacto da tecnologia 5G no sistema educacional. A deputada faz parte do Grupo de Trabalho que acompanha o edital de licitação. O leilão está marcado para o dia 4 de novembro. Ela está otimista com as novas possibilidades que o aperfeiçoamento do sinal deve trazer para as unidades escolares, o que pode permitir uma intensificação da adoção das TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação) tanto para os estudantes quanto para a formação de professores em lugares mais remotos.(l.f.m.) da para o que é realmente importante”, argumentou Rossieli.

Para reduzir este risco, o governo de São Paulo já tem uma receita: um processo contínuo de formação em tecnologia, o entendimento em quais áreas as ferramentas devem ser aplicadas, a oferta de excelente nível de conectividade nas unidades escolares e aplicativos acessíveis aos dispositivos móveis mais simples.

“A inovação dentro deste contexto faz a aprendizagem fazer mais sentido”

Em 2017, estes ativos nos EUA alcançavam US$ 600 bilhões

Especial

pt-br

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281599538688940

Folha de Londrina