Folha de Londrina Digital

‘Infraestruturas urbanas têm por base histórico de pico de chuvas’

O fundador e coordenador do Lapege (Laboratório de Pesquisas em Geografia Física), Gilnei Machado, desenvolveu um projeto de pesquisa entre os anos de 2017 e 2019 intitulado “Expansão urbana e ocorrência de enchentes em Londrina/pr: uma análise da bacia do ribeirão Cambé”.

“Ao estudarmos a ocorrência de inundações ou das enchentes urbanas percebemos que existem muitos elementos que influenciam na ocorrência delas. A configuração natural do terreno é o primeiro fator, o clima e a ocorrência de eventos pluviométricos extremos são outros e em seguida vêm os fatores antrópicos relacionados ao desmatamento, à ocupação urbana, à impermeabilização do solo, à criação de sistemas de drenagem artificializados (com concretagem de margens e fundos) que contribuem para a aceleração da chegada da água nos rios, facilitando a ocorrência de cheias mais intensas.”, ressaltou o pesquisador.

“As infraestruturas urbanas, normalmente, são construídas tendo por base um histórico de ocorrência dos picos de cheia e de chuvas, porém, a ocorrência de eventos extremos é difícil de prever. Talvez um superdimensionamento destas estruturas evitasse os estragos ocorridos, mas isso demandaria mais dinheiro público para a sua construção. Aqui cabe destacar que existem locais que não devem ser ocupados, como os fundos de vale e planícies inundáveis. Obedecendo a esta regra é possível evitar muitos estragos”, ressaltou Machado.

Sobre a drenagem urbana, ele explicou que tubulações, galerias e bocas de lobo seguem um padrão de medidas. “Quanto à rede de drenagem natural (os córregos que foram canalizados ou tubulados), a tubulação ou canalização destes segue as dimensões que o córrego apresenta no momento da obra, o que faz com que este não suporte um volume maior de água para o qual ele foi dimensionado. Este é um fator que pode ter sido decisivo para a ocorrência de grande parte dos estragos durante a enchente de 2011”, apontou.

O pesquisador apontou que há áreas em Londrina em que sempre ocorreram alagamentos, enchentes e inundações. “Estas áreas sempre serão passíveis de sofrer com um novo evento, para isto basta que tenhamos um evento intenso de chuva.(v.o.)

Geral

pt-br

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281702617904044

Folha de Londrina