Folha de Londrina Digital

Lidere 2021 começa na próxima terça com programação virtual

Principal evento empresarial da região divulga programação que ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro; um dos destaques será palestra sobre o poder do ecossistema nos negócios

Mie Francine Chiba

A quinta edição do Lidere, o principal evento realizado anualmente pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) está marcada para os dias 19, 20 e 21 de outubro. A programação será 100% digital e gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.lidereacil.com.br

O evento realizado anualmente, que este ano novamente teve de ser adaptado em função das medidas de restrição da pandemia, segue a tradição de reunir grandes nomes do meio corporativo para debater temas atuais e de relevância, embasados pelos pilares gestão, inovação, liderança e empreendedorismo.

A abrangência geográfica dos inscritos desta edição já dá sinais bastante animadores. São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte são estados que já contam com participantes inscritos.

No dia da abertura, terçafeira (19), a programação conta com palestras de Sandro Augusto (Fundador e CEO do Brasil que Dá Certo), Paulo Morais (CEO da Espaçolaser) e um painel sobre liderança feminina para os negócios, com Ana Amélia Filizola (diretora da Gazeta do Povo); Regina Arns (presidente no MEX Brasil e diretora executiva na Lapidus Gestão Empresarial); e Heloísa Garrett (presidente do LIDE Paraná), com moderação de Márcia Manfrin (presidente da Apetit Serviços de Alimentação e da ACIL).

Na quarta (20), a programação começa às 17h, com Trilha Sebrae: Empresas que nasceram na Era Digital, com participação de Laiz Lofiego (Lofie), Paulo Henrique Ferreira (Appegada) e Alexandre Farina (Market4u), com moderação de Alesandra de Almeida. Em seguida, a programação traz Jimmy Cygler (Presidente da Proxis), Reynaldo Gama (CEO da HSM e CO-CEO da Singularityu Brazil), e o painel ESG é meta para o hoje, com Vicente Loiácomo Neto (diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel); Elisberto Torrecillas (diretor presidente do Sicoob Ouro Verde);

Rozalia Del Gáudio (diretora de Comunicações e Sustentabilidade da Localiza); e Alberto Araújo (CFO na Belagrícola).

Por fim, na quinta (20), o primeiro palestrante será Marcos Scaldelai (presidente do Lide Noroeste Paulista e fundador da MHS Consultoria). Em seguida haverá o painel Gestão Disruptiva, com dr. Omar Taha (presidente na Unimed Londrina); Jefferson Nogaroli (diretor na Companhia Sulamericana de Distribuição); Wellington Ferreira (presidente do Conselho de Administração na Sicredi União PR/SP), com moderação de Heverson Feliciano (consultor do Sebrae/pr).

ECOSSISTEMA

A ideia de concorrência já começa a ser desconstruída no meio empresarial para dar espaço ao conceito de ecossistema, que parte do pressuposto que uma empresa pode ser mais forte fazendo alianças com outras organizações, ainda que concorrentes.

Um exemplo é a Apple, que formou um ecossistema formado por parceiros para a sua operação. A Samsung, concorrente direta da marca, por exemplo, é quem fornece as telas OLED para produção de iphones.

“Das dez maiores empresas do mundo, sete são ecossistemas, que é quando uma empresa entende que não pode ser boa em tudo, precisa consolidar parcerias”, explica Flávio Tavares, fundador das empresas Upper, Conselho Virtual e do evento de tecnologia e mobilidade Welcome Tomorrow.

Para ele, um ecossistema surge quando uma empresa se abre, entende que não existe concorrência e constrói projetos maiores do que elas mesmas.

Tavares e o renomado empresário Walter Longo são dois dos principais palestrantes do Lidere 2021,

Sócios da Upper, Tavares e Longo falam sobre O Poder do Ecossistema nos Negócios no último dia de evento.

A Upper e o Conselho Virtual, empresa na qual eles são sócios, ficam sediadas em Londrina. A Upper parte do pressuposto que toda empresa pode investir em educação, tornando-se professores nas suas áreas de atuação. Uma empresa de lençóis, por exemplo, pode ensinar as pessoas a dormirem melhor, uma fábrica de bebidas pode ensinar bares e restaurantes a melhorarem sua gestão, e uma indústria de cosméticos falar sobre sustentabilidade.

A empresa usa a metodologia batizada de aducation, que une os conceitos de advertising (publicidade) e education (educação). “Ficou um conceito que o Walter (Longo) acredita que vai ser a quarta onda da publicidade”, explica Tavares.

Com a confiança lá em cima após o título paranaense, o Londrina encara mais uma decisão neste sábado (16), agora pela Série B. O duelo com o Operário, às 18h30, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, válido pela 30ª rodada, é fundamental para o Tubarão na sua luta contra o rebaixamento.

Além da importância do clássico regional para as pretensões das duas equipes no Brasileiro, o jogo ganhou em rivalidade nos últimos anos, sobretudo após a chegada do Operário à Série B, em 2019.

Este ano já foram quatro jogos entre os rivais. O Operário levou a melhor na primeira fase do Paranaense, mas foi eliminado na semifinal mesmo enfrentando um LEC com o time reserva. Já no primeiro turno da Série B, o Fantasma venceu por 2 a 1, no Café.

“Será uma partida difícil, como todas da Série B. O Operário é uma equipe fortíssima e que tem um novo comando. Espero que possamos colocar em prática tudo que a gente trabalhou para sair com um grande resultado”, frisou o técnico Márcio Fernandes, em referência ao fato de o Fantasma ter trocado de técnico na rodada passada.

A maioria dos titulares na Série B não estava inscrita no Paranaense e, por isso, não houve prejuízo na preparação para o jogo em Ponta Grossa. Até mesmo o treinador não viajou a Cascavel para a disputa do título estadual, na quartafeira (13). “Pudemos aprimorar algumas questões físicas e na parte técnica consertar detalhes que não estavam a contento. Que possamos minimizar os problemas dos jogos anteriores agora”.

Faltando nove rodadas para o fim do Brasileiro, o LEC quer se aproximar do rival na classificação e colocar o Operário diretamente na luta contra o descenso. Os dois times estão separados por quatro pontos: 34 a 30. O Tubarão começou a rodada em 17º, enquanto o Fantasma aparece em 14º. Mesmo se vencer, o Alviceleste não deixa a ZR, já que o Brusque derrotou o Remo por 3 a 1, na sexta-feira (15), e subiu para 35 pontos.

Se o Londrina vive um momento de euforia e confiança, o Operário tenta estancar a crise. São cinco derrotas seguidas e sete jogos sem vencer. O técnico Ricardo Catalá busca a sua primeira vitória, já que na estreia perdeu para o lanterna Brasil.

FORMAÇÃO

O técnico Márcio Fernandes não revelou a escalação, mas não descartou mudanças na equipe, sobretudo após a boa partida de alguns jogadores em Cascavel. “Tivemos atletas que estavam com o moral lá embaixo e foram bem na final e pode haver alguma surpresa na escalação. Claro que vamos manter a base, mas com a ideia de fortalecer mais a equipe”, comentou o comandante.

Entre os jogadores que podem aparecer como titulares estão o volante Jean Henrique e o atacante Victor Daniel, autor dos dois gols na final. Com isso, Tárik e Roberto podem deixar a equipe. Na zaga, Lucas Costa substitui o suspenso Saimon.

O Operário segue convivendo com vários desfalques e tem nove jogadores machucados, fora da partida deste sábado. Entre eles, o goleiro Simão, o zagueiro Rodolfo Filemon, os meias Tomás Bastos e Leandrinho, o atacante Jean Carlo e o centroavante Schumacher.

Economia

pt-br

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

2021-10-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/282179359273900

Folha de Londrina