Folha de Londrina Digital

Começa a campanha eleitoral

A campanha eleitoral visando o pleito de 2022 começa oficialmente nesta terça-feira (22), dia que será marcado também pela posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Difícil não reconhecer que a movimentação começa em um clima de grande polarização, com os dois candidatos à presidência da República que lideram as pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (PL), sendo aguardados na cerimônia de posse de Moraes.

A partir desta terça, os candidatos a presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais poderão pedir votos na rua, pelos veículos de imprensa, fazer divulgação, caminhadas obedecendo, é claro, às regras do TSE.

Em 26 de agosto, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno. O período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro.

Embora muitos considerem o horário eleitoral chato ou desnecessário, trata-se de uma oportunidade para conhecer os candidatos, principalmente os planos de governo, as ideias e propostas que norteiam quem busca representar os brasileiros nas várias esferas dos poderes executivo e legislativo.

Muito dessa rejeição popular ao período de propaganda eleitoral é culpa dos próprios políticos, que tantas vezes se comprometem com pautas que não cumprem, sem falar no envolvimento deles em frequentes escândalos de corrupção e das demonstrações de falta de ética e zelo pelo bem público.

Por isso, é importante acompanhar com atenção, ponderação e visão crítica as promessas e discursos que começarão a chegar até você a partir desta terça-feira. Considerar principalmente aqueles que se apresentam com um debate construtivo, que tratem as principais demandas da sociedade e mostrem as ferramentas pelas quais eles vão combater problemas sérios e reais como a miséria e a desigualdade social.

Quais são as propostas desses candidatos para temas cruciais para o crescimento econômico e social, como saúde, educação, estabilidade política, crescimento econômico e social, meio ambiente e democracia?

E, principalmente, considere as campanhas transparentes, limpas, respeitosas, sem desinformação, agressões e tratamentos hostis. Aproveite esse tempo para conhecer seu candidato e fazer uma escolha consciente.

Obrigado por ler a FOLHA!

Opinião

pt-br

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281513639939038

Folha de Londrina