Folha de Londrina Digital

Quase 80% dos deputados estaduais tentarão a reeleição no Paraná

Ao todo, 43 dos 54 parlamentares na AL buscarão mais um mandato; seis vão disputar vaga para a Câmara Federal e outros cinco deixarão a disputa política

Guilherme Marconi

Dos 54 deputados estaduais em mandato na Assembleia Legislativa, 49 disputarão as eleições neste ano. Ao todo, 43 parlamentares, ou 79,62% do total, tentam a reeleição para poder permanecer na suas cadeiras por mais quatro anos, outros seis buscarão uma vaga na Câmara dos Deputados e cinco não estarão na disputa. No Estado, são 872 candidatos que registraram candidaturas para concorrer às 54 cadeiras na AL, o que equivale a uma concorrência de 16,14 candidatos a deputado por vaga. O prazo de registro de candidaturas finalizou nesta segunda-feira (15).

A campanha começa oficialmente nesta terça-feira (16) e os deputados terão, como os demais candidatos, somente 45 dias para se dividir entre a campanha e atividades parlamentares. Em 2018, houve uma renovação expressiva na AL, com 40% de novos parlamentares eleitos. Em 2014, a renovação havia sido um pouco menor, de 38%.

O presidente da AL, Ademar

Traino (PSD), disse em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15) que neste período oficial de campanha a única mudança foi a antecipação da sessão ordinária das quartas-feiras de manhã para terças à tarde. “Até pelo período eleitoral e sem prejuízo de pauta, nós fizemos entendimento com todos os deputados e iremos proceder dessa forma”. Questionado se o recesso parlamentar suspenso em julho seria feito em setembro, Traiano disse que ainda está em estudo, mas afirmou que a Casa ainda precisa aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) até a primeira quinzena do próximo mês.

Apesar da concorrência forte, os deputados estaduais que buscarão a reeleição ou a vaga na Câmara dos Deputados não podem utilizar a estrutura de gabinete para tirar vantagem neste período. Os funcionários de gabinete só podem trabalhar em campanha fora do horário de expediente ou devem estar devidamente licenciados do cargo, segundo a legislação eleitoral. Desde julho, as sessões solenes de entregas de títulos de Cidadania e menções honrosas estão suspensas e neste período estarão permitidas apenas audiências públicas.

APOSENTADORIA

Os deputados estaduais Elio Rusch (União Brasil), Francisco Bührer (PSD), Guto Silva (PP), Jonas Guimarães (PSD) e Nereu Moura (MDB) são os que não estarão em campanha para defender seus mandatos. Desses, quatro anunciaram aposentadoria. É o caso de Elio Rush, 70 anos, que está terminando seu oitavo mandato consecutivo eleito por Marechal Cândido Rondon (Oeste). Ele se manteve em praticamente toda a trajetória no mesmo partido, o Democratas, agora União Brasil. Outro é Nereu Moura, 63 anos, que desde 1991 ocupa uma cadeira na Casa pelo MDB, com votos na região de Guarapuava (Centro). Mais um veterano a deixar a política é Francisco Bührer, 64 anos, que completa o quarto mandato consecutivo. De Cianorte (Noroeste), Jonas Guimarães, irmão do ex-prefeito da cidade Edno Guimarães, também anunciou aposentadoria política após quatro mandatos consecutivos, aos 71 anos.

Já o ex-chefe da Casa Civil Guto Silva (PP) não conseguiu viabilizar sua candidatura ao Senado e informou que irá se dedicar à campanha de tentativa de reeleição do governador Ratinho Junior, como coordenador da coligação “A mudança não para. Pra frente Paraná”, que tem 11 partidos.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Seis deputados estaduais irão tentar voos maiores nas eleições de outubro buscando vaga na Câmara dos Deputados. São eles: Coronel Lee (Democracia Cristã), Galo (PP), Paulo Litro (PSD), Rodrigo Estacho (PSD), Tadeu Veneri (PT) e Tião Medeiros (PP). Entre os parlamentares que tentam vaga em Brasília, Veneri é o mais experiente, com 20 anos de Assembleia Legislativa, sendo um dos principais nomes da oposição desde 2002, quando foi eleito para seu primeiro mandato.

Já Rodrigo Estacho e Coronel Lee foram eleitos pela primeira vez em 2018 no Legislativo estadual e irão buscar vaga em Brasília também pela primeira vez. Eleito pela região de Paranavaí (Noroeste), Tião Medeiros está no segundo mandato consecutivo. Paulo Litro deixou o PSDB na última janela partidária, partido do qual chegou a ser presidente estadual, e está no segundo mandato na AL, agora pelo grupo de Ratinho Junior. Todos são da base de sustentação do governador na Casa.

REGIÃO DE LONDRINA

Os deputados com base eleitoral na região de Londrina tentam a reeleição na Assembleia Legislativa do Paraná. São eles: Cobra Repórter (PSD), Tercílio Turini (PSD), Tiago Amaral (PSD) e Matheus Petriv ou Boca Aberta Junior (Pros).

Apesar de as mulheres serem a maioria da população, as candidaturas femininas à AL representam cerca de um terço do total das 775 registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dos 54 parlamentares na ativa na AL, são apenas cinco mulheres deputadas e todas tentarão a reeleição: Cantora Mara Lima (REP), Cristina Silvestri (PSDB), Mabel Canto (PSDB), Maria Victora (PP) e Luciana Rafagnin (PT).

Política

pt-br

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281612424186846

Folha de Londrina