Folha de Londrina Digital

UBS Ouro Branco retoma atendimentos gerais nesta terça

Reportagem Local

A partir desta terça-feira (16), a Unidade Básica de Saúde do Jardim Ouro Branco, na zona sul de Londrina, voltará a atender a população em geral, ofertando os serviços regulares de Atenção Primária em Saúde.

Esta UBS vinha funcionando, desde maio de 2021, de forma exclusiva para realizar a vacinação contra Covid-19.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até abril de 2021, a unidade de saúde foi um dos locais de referência para síndromes respiratórias. Posteriormente, tornou-se um dos pontos exclusivos de vacinação contra Covid-19. A média de vacinação diária no local era de cerca de 600 doses aplicadas, e a UBS chegou a ter picos de 1.200 pessoas imunizadas em um dia.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que, com o retorno da UBS Ouro Branco às atividades de origem, toda a rede municipal de saúde voltará a operar normalmente, sem atendimentos adaptados por conta da pandemia.

VACINAÇÃO

“A UBS Ouro Branco era a última unidade que faltava para a Saúde retomar seu funcionamento normal. Este processo ocorreu naturalmente, com a evolução da vacinação e sempre com o acompanhamento e monitoramento devido. As readequações foram favorecidas pelo atual quadro da pandemia, em face do declínio da circulação do vírus e, consequentemente, da redução do número de pessoas atingidas”, frisou.

Segundo ele, o retorno das unidades básicas aos serviços de Atenção Primária também é possível por causa da baixa procura pela vacina contra Covid19. “Todas as UBSs hoje estão realizando a vacinação para Covid e não havia mais a necessidade de mobilizar pontos exclusivos para essa finalidade.”

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A UBS Ouro Branco atende cerca de 9 mil pessoas, de diversos bairros: Jardins Cristo Rei, Esperança, Monte Bello, Vale do Sol, Tarobá e Tarobá 1, Chácaras Esperança e Mussashino, bem como os Conjuntos Habitacionais das Flores, Roseira 1 e 2, Três Marcos, Parques Bourbon, Industrial Nalin e Ouro Branco. O endereço é rua Flor dos Alpes, 570.

Nesta unidade são ofertados serviços como consulta multiprofissional – consultas eletivas de modo geral, puericultura, pré-natal , acompanhamento de doenças crônicas -, além de visitas domiciliares, procedimento como curativos, injeções, fornecimento de medicação, atendimentos em grupo, atendimentos odontológicos e outros.

CONTRA COVID

Os agendamentos de vacina contra Covid-19 continuam sendo realizados pelo Portal da Prefeitura, devendo os usuários cadastrarem seu CPF para consultar as opções de horários disponíveis. (Com informações do N.Com)

As readequações foram favorecidas pelo atual quadro da pandemia, em face do declínio da circulação do vírus”

Cidades

pt-br

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281633899023326

Folha de Londrina