Folha de Londrina Digital

Evento é tema de pesquisa acadêmica

O ECOH foi tema de pesquisa acadêmica na UEL - Universidade Estadual de Londrina. A catarinense Sônia Biscaia é a autora da dissertação Tecendo afetos: O contador urbano e o arvorecer do ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, apresentada em 2021 no Programa de Pós-Graduação do Curso de Letras.

O trabalho se propôs a entender quem é o contador de histórias urbano e também investigar como o festival contribui para a dinâmica cultural e social da cidade. Para tanto, a pesquisadora acompanhou as apresentações do ECOH nos teatros, praças e escolas em 2019 (última edição presencial do festival antes da pandemia). A conclusão aponta para um grande impacto que atinge vários públicos e, em especial, alunos da rede municipal de educação. “O ECOH é um evento muito esperado por quem já teve oportunidade de assistir.

Uma das professoras contou que ela e os alunos andaram 10 km para ver uma apresentação porque na escola deles não tinha programação naquele ano”, revela Sônia.

O mergulho no festival mudou a vida da pesquisadora. Ela voltou para Joinville (SC), sua cidade natal e está atuando como contadora de histórias, atriz, produtora cultural e pesquisadora de narrativas de tradição oral. É também integrante da Cia. Som de Vento convidada para a 11ª edição do ECOH, com o espetáculo “Mariana e Mário ou Do Encontro do Rio com o Mar”, que será apresentado até quinta-feira (18) nas escolas municipais.

O 11° ECOH tem o apoio institucional da Copel – Companhia Paranaense de Energia e é um projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná. O projeto conta ainda com o apoio da Casa de Cultura da UEL - Universidade Estadual de Londrina, Espaço AML Cultural, Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc Paraná, Vila Cultural Alma Brasil, Vila Cultural Casa da Vila e Livraria Olga.

Folha

pt-br

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281745568173022

Folha de Londrina