Folha de Londrina Digital

O encontro de todas as diferenças

Semelhanças e diferenças podem ser consideradas duas irmãs que passam os dias de mãos dadas. Duas irmãs que caminham por todos os lugares em toda e qualquer situação.

Imagine 150 crianças no pátio de uma escola na hora do intervalo. Todas são iguais como crianças, iguais em seus direitos de criança. Mas também são diferentes entre si.

Cinco das crianças querem brincar de pega-pega. Uma está pensando no presente que não vai ganhar de aniversário. Duas estão abaladas por um conflito. Três não querem estar na escola. Duas não gostam de voltar para a casa. Seis gostam de bater em outras crianças.

Sete sentem saudade do pai. Nove não gostam da professora. Uma está triste porque seu cachorro morreu. Seis estão com fome. Oito não entenderam o sentido da letra “w”. Doze querem jogar futebol. Uma só consegue andar utilizando cadeira de rodas. Seis não conhecem o mar.

Uma tem receio de ir ao banheiro. Quatro não gostam das cores do uniforme. Duas possuem medo de que a mãe não apareça para buscá-las. Uma tem pavor de morcego. Duas se sentem rejeitadas por outras crianças. Uma não consegue entender o que ela sente. Nove não comem brócolis. Sete não gostam de serem chamadas pelo apelido.

Uma tem alergia a chocolate. Outra é apaixonada por borboletas. Cinco se sentem estranhas. Duas pensam na avó que ficou doente. Oito imaginam que um dia podem ser famosas. Duas não sabem como evitar um adulto indesejável. Dezoito nunca abraçaram um coelho de verdade.

Mesmo sendo iguais, as 150 crianças reunidas no pátio da escola possuem diferenças entre si. Agora imagine as diferenças entre as crianças de um mesmo bairro.

Depois imagine as diferenças das crianças de uma mesma cidade. Em seguida imagine as diferenças das crianças em um mesmo país, e depois no planeta como um todo.

Essa matemática, onde a somatória interessa muito mais do que a subtração, está presente em “Todas as Pessoas Contam”, livro infantil da escritora e ilustradora norueguesa Kristin Roskifte lançado pela editora Companhia das Letrinhas.

Apresentando a convivência de maneira nova e inesperada, a obra revela que a convivência precisa levar em consideração tanto as diferenças quanto as igualdades entre as pessoas.

A matemática de “Todas as Pessoas Contam” não pensa em subtração. Pensa em adição. Todas as diferenças reunidas pela igualdade. Cada pessoa somada, uma a uma, formando aquilo que chamamos de humanidade.

“Todas as Pessoas Contam” Autor – Kristin Roskifte Editora – Companhia das Letrinhas Tradução – Kristin Lie Garrubo Páginas – 64 Quanto – R$ 49,90

O jornalista e escritor Marcos Losnak escreve na edição terça-feira neste espaço.

Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.

Folha

pt-br

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

2022-08-16T07:00:00.0000000Z

https://folhadelondrinadigital.pressreader.com/article/281749863140318

Folha de Londrina